
"Se eu pudesse te dizer o que significa, não haveria sentido algum em dançar"
​
Isadora Duncan
Olá
Eu sou a Natasha! Deixa eu me apresentar.
​
A síntese da minha identidade profissional
hoje é a seguinte:
Terapeuta corporal e sistêmica há 23 anos;
bailarina profissional e pesquisadora do movimento
para a criação em dança e teatro desde 1994*.
​
Em resumo eu trabalho nos campos da educação somática e da medicina corpo-mente, através de atendimentos individuais e também coletivos. Sou fomentadora de estudos e disseminação de conteúdo sobre terapia sistêmica e integrativa baseadas nos paradigmas da nova ciência.
*(Referências do meu percurso como artista eu organizei em outra seção, que você poderá acessa por link que estará em breve no texto abaixo,
"Minha história").
• AdvCBP -Certificação Internacional Avançada pela IBA (International BodyTalk Association) no Sistema BodyTalk, neste também com especializações avançadas nos estudos aplicados ao Sistema em Microbiologia e Epigenética;
• Especializada em biomecânica e as estratégias de tratamento das fisiopatologias pelo Método GDS de Estudos dos Encadeamentos Musculares e Articulares e seu reflexo psico comportamental, com Pós formação GDS em estudo de casos no Centro de Formação Philippe Campignon (Fr);
• Palestrante convidada da Jornada GDS sobre Arte e Ciência 2013, apresentando estratégia de composição coreográfica do espetáculo infantil "Menina Esqueleto"; Premio CBTIJ (Centro Brasileiro de Teatro e Juventude) pelo mesmo espetáculo como preparadora corporal 2014
• Docente do findo Centro Universitário da Cidade (RJ) no curso de licenciatura em dança, ministrando aulas de Contato Improvisação e Dança Contemporânea 3.
• Reeducadora do Movimento pelo Método Bertazzo e Pilates (solo e aparelho desde 2002).
• Reikiana nível 3A (Espaço Clear Mind)
• Formada no Método Veltheim de Drenagem Linfática.
• Formada pelo Instituto Koziner, em Constelações Familiares e Soluções Sistêmicas.
• Finalizando Pós Graduação em Medicina Chinesa.
• Estudando os Circuitos Miofasciais e abordagens de aplicação para terapia manual.
​
Minhas principais ações de disseminação de conhecimento e estudos:
​
• Facilitadora de grupos de estudos no Sistema BodyTalk desde 2016
• Colaboradora da Revista ESCUTA sobre BodyTalk atuando na comissão editorial de 2020 até 2022.
• Facilitadora de Sessões Coletivas pelo Sistema BodyTalk desde 2020.
• Coordenadora do Projeto Comunitário
BodyTalk Brasil - Covid 19
• Parceira na administração e sustentação do "Projeto Pratique"- programa contínuo de estudos para certificação e aprimoramento no Sistema BodyTalk - facilitando grupos de estudos dos Fundamentos e módulos Avançados.
• Faço parte da equipe de tradutoras simultâneas dos cursos internacionais de BodyTalk no Brasil.
​
Fato é que a vivência desses recursos terapêuticos que tanto honro me conferem força além das titulações.
​
O processo em si, da vida, os encontros, os desencontros, os desafios pessoais, minha própria jornada terapêutica...
​
Tudo isso sim abarca o valor mais precioso do que me constitui humana capaz de observar com compaixão e humildade outro humano, servindo assim para assistir o seu processo de autodesenvolvimento.
​
Minha história
Iniciei meus estudos do movimento aos 4 anos de idade pelo ballet clássico com a Mestra Tatiana Leskova, sem nem imaginar que seria este, o estudo do movimento do corpo da mente e do espírito, meu caminho profissional, artístico e terapêutico, a se desenvolver ao longo da vida! Me profissionalizei bailarina contemporânea aos 16 e ao longo dos 25 anos vivenciados nesse trajeto profissional fui percebendo o quanto dançar era pra mim um modo instintivo de sanar minhas aflições emocionais e mentais mais intensas. Percebi a potência do movimento expressivo do corpo quando liberado, e isso me instigou muito na busca pelos estudos. Atuei não só como bailarina mas também como pesquisadora do movimento, preparadora corporal, diretora de movimento e tive por 6 anos minha própria Cia de dança com amigos-amores talentosíssimos que tanto me inspiraram e me cuidaram.
Meus desafios familiares, minha intensa sensibilidade assim como minhas lesões e dores físicas, me encaminharam às terapias. Desde os 18 anos faço terapia. Psicanálise, acupuntura, terapia corporal e terapia sistêmica até hoje fazem parte da minha rotina de vida!
Foi aos 20 que, enquanto cursava Faculdade de Desenho Industrial na qual me formei programadora visual a fim de trabalhar com direção artística, comecei a estudar as terapias do movimento, emaranhando aí as profissões de artista e terapeuta.
​
Me instiga pensar, sentir e vivenciar no consultório uma abordagem terapêutica que pautada em diversos conhecimentos sobre o desenvolvimento humano, evoca enorme potencial de cura. Sendo cura pra mim por princípio estar em movimento, presente e consciente, surge a REINTEGRAÇÃO pelo tripé de desenvolvimento:
​
ESCUTA • TOQUE • MOVIMENTO