Você sabe o que são as

Cadeias Musculares e Articulares GDS ?

 

 … em linhas gerais, é um método belga de leitura corporal e reeducação do movimento, que trabalha na prevenção e tratamento das disfunções do sistema locomotor, a partir da compreensão de que o ser humano se organiza em uma globalidade, que envolve aspectos psico-comportamentais, orgânicos, socioculturais, genéticos, biomecânicos, etc.

 

A proposta das Cadeias Musculares e Articulares GDS não é somente ensinar exercícios … pelo contrário... é fazer uma leitura precisa do comportamento mecânico, ou melhor, dessa linguagem corporal que carregamos. É a nossa história impressa e de onde inicia a nossa função. Compreende?

 

A partir da leitura das marcas morfológicas e da delimitação do terreno de predisposições, conseguiremos escolher qual será o “fio condutor da estratégia de trabalho" e qualquer que seja a ferramenta utilizada (seja ela própria do método ou que já faça parte de uma outra experiência clínica) será justa e apropriada.

texto Alexande de Mayor

fisioterapeuta e professor do método GDS

Imagem de pura poesia... O ciclo de crescimento e desenvolvimento, "estratégia da ONDA" de observação e tratamento no Método GDS diz de nossas evoluções ao longo da vida, partindo do desenvolvimento fundamental dos 0 aos 7 anos.

Tudo na vida vem em ondas, e tudo o que está vivo está em movimento, e os movimentos da nossa natureza são cíclicos. 

Quando observamos o modo como o corpo registrou as vivências das fases fundamentais de estruturação, que desenvolvem o SER o ESTAR e o AGIR, temos a possibilidade de propor vivência ou "re vivências".

Rejeux em francês, termo usado pelo GDS para designar o modo como podemos estimular o indivíduo a "brincar novamente" experimentando pelo corpo, novos caminhos através de gestos que mecanicamente envolvem a dinâmica de estruturação das fases. Assim potencializamos as ressignificações de etapas onde determinadas histórias possam ter comprometido a boa estruturação.

Não entramos na história, mas sim no potencial de regulação através dos Rejeux. Vivenciamos o potencial no corpo, brincando de crescer, caminhando para nossos processos evolutivos, liberando os entraves e cargas somadas, dando passagem para gestos ajustados com a nossa natureza biomecânica e comportamental; força adaptativa que restabelece a saúdel!

  

A seguir... O alfabeto do corpo...

 LER MAIS SOBRE trabalho apresentado no:

 

X Encontro APGDS Brasil 2015 – Interação entre arte e ciência

 

Construção corporal do espetáculo teatral, “A Menina Esqueleto”, a partir da estratégia da ONDA.

  • Instagram