Natasha Mesquita iniciou seus estudos do movimento aos 4 anos de idade, pelo ballet clássico com a Mestra Tatiana Leskova, sem nem imaginar que seria este, o estudo do movimento, seu caminho profissional, artístico e terapêutico, a se desenvolver ao longo da vida!
Bailarina profissional e pesquisadora do movimento para a criação em dança e teatro desde 1994, é também terapeuta corporal com certificação internacional pela IBA no Sistema BodyTalk, neste com especializações avançadas em Dinâmica de Matrizes, Microbiologia e Epigenética; especializada em biomecânica pelo Método GDS de estudos dos encadeamentos musculares e articulares, com Pós formação GDS no Centro de Formação Philippe Campignon (Fr), reeducadora do movimento pelo Método Bertazzo e Pilates.
Seu trabalho terapêutico desenvolvido ao longo dos últimos 18 anos, que intitula “Reintegração Pelo Movimento”, se estrutura a partir desta trajetória, aliada ainda a outros estudos no campo das terapias energéticas, integrativas e de auto conhecimento. Nos últimos anos desta jornada vem mergulhando no estudo do Tarô como ferramenta terapêutica, aprofundando conhecimentos pela Pós-graduação em Medicina Tradicional Chinesa assim como o estudo da acupuntura e a ação do pontos sem agulhas (SanBaio), iniciando estudos no Instituto Koziner em Constelações Familiares e soluções sistêmicas.
Bacharel em Desenho Industrial pela UniverCidade em 2005, com especializações certificadas em artes plásticas (EAV do Parque Laje) atuou também como programadora visual e diretora artística no meio da dança e teatro. Seu foco de interesse hoje é na interseção deste percurso pelas artes visuais e cênicas, com seu trabalho artístico-terapêutico.
currículo resumido












Certified BodyTalk Paracticioner (CBP) pela IBA (International BodyTalk Association).
Terapeuta do Método GDS - Estudo das Cadeias Musculares e Articulares.
Pós formação GDS no Centro de Formação Philippe Campignon (Fr).
Palestrante/conferencista do X Encontro da APGDS-Brasil, sobre interação ente arte e ciência
Formada em Reeducação do Movimento pelo Método Ivaldo Bertazzo , e em Massagem Ayurvédica Abhyanga.
Formada em terapia Reiki (nível 3-A) pelo Mestre Carlos Humberto Soares Junior.
Preparadora corporal/ Instrutora de dramaturgia do elenco de “Malhação”,
2016 (Rede Globo).
Professora convidada, do corpo docente
do Centro Universitário da Cidade – UniverCidade curso de Licenciatura em Dança nas disciplinas Dança Contemporânea 3 e Improvisação.
Instrutora de Mat Pilates desde 2002, com formação certificada pelo “Espaço Pilates”
(direção de Cláudio Fernandez e Valeria Mauriz) e é formada em Pilates com aparelhos pelo UUATÁ Estúdio de Pilates (coordenação Joana Carvalho e Mariana Lacombe).
Graduada como Bacharel em Desenho Industrial (programação visual) pela Centro Universitário da Cidade 2002.
Preparação corporal do espetáculo
“Processo de Concerto do Desejo”
de Matheus Naschtergaele (2015/2016)
Prêmio CBTIJ (2015) pela preparação
corporal do espetáculo infant juvenil
“A Menina Esqueleto”, que interpreta,
coreógrafa e faz a preparação corporal;
com direção de Mônica Alvarenga.








De 2004-2014 bailarina e pesquisadora
de movimento da Staccato Dança Contemporânea , dirigida por Paulo Caldas.
Co-direção (com Paula Águas) do espetáculo UMBIGAR, da bailarina e doutora em danças populares Juliana Manhães.
Assistência de direção, programação visual, e coreografia (em parceria com a bailarina
Paula Águas), do espetáculo de dança infantil “Fábulas Dançadas de Leonardo da Vinci” (direção Luiz Igreja).
Bailarina/interprete do mesmo trabalho nos projetos “Entrando na Dança”, “CBTIJ”, Circulação FADA 2012, entre outros.
Trabalhos solo, coreografia, e interpretação:
“Os Novíssimos” do XII Panorama Rio Arte de Dança, o trabalho “Ordem no Caos”;
“Multiplicidades”, Oi Futuro trabalho “Snooze” (parceria com Dogma Grafics);
Solos do SESC com direção de
Suely Machado:
Festival de Intercâmbio de Linguagens - FIL
co-dirige, “Mata Atlântica”.
1998, funda a companhia Tanzhaus na qual atua como bailarina, e junto à direção e produção de arte e executiva. O Circuito SESC, Circuito Carioca, abertura do Panorama de Dança, Movimentos de Dança na Caixa, Mostra de convidados do Festival de Joinville, temporada na Alemanha e na Polônia entre vários outros eventos, constam na trajetória
da Tanzhaus.
Bailarina da Cia. Vacilou Dançou– Carlota Portela: trabalhou com coreógrafos como Henrique Rodovalho, Tindaro Silvano,
Carlinhos de Jesus, Rodrigo Moreira,
entre outros.
Inicia seus estudos em dança no balé clássico, com Tatiana Leskova, em 1982.