Natasha Mesquita iniciou seus estudos do movimento aos 4 anos de idade, pelo ballet clássico com a Mestra Tatiana Leskova, sem nem imaginar que seria este, o estudo do movimento, seu caminho profissional, artístico e terapêutico, a se desenvolver ao longo da vida! 

 

Bailarina profissional e pesquisadora do movimento para a criação em dança e teatro desde 1994,  é também terapeuta corporal com certificação internacional pela IBA no Sistema BodyTalk, neste com especializações avançadas em Dinâmica de Matrizes, Microbiologia e Epigenética; especializada em biomecânica pelo Método GDS de estudos dos encadeamentos musculares e articulares, com Pós formação GDS no Centro de Formação Philippe Campignon (Fr), reeducadora do movimento pelo Método Bertazzo e Pilates. 

 

Seu trabalho terapêutico desenvolvido ao longo dos últimos 17 anos, que intitula “Reintegração Pelo Movimento”, se estrutura a partir desta trajetória,  aliada ainda a outros estudos no campo das terapias energéticas, integrativas e de auto conhecimento. Um novo mergulho dos últimos anos desta jornada está sendo no Tarô como ferramenta terapêutica, assim como a Medicina Chinesa e o estudo da acupuntura e a ação do pontos sem agulhas.

 

Bacharel em Desenho Industrial pela UniverCidade em 2005, com especializações certificadas em artes plásticas (EAV do Parque Laje) atuou também como programadora visual e diretora artística no meio da dança e teatro. Seu foco de interesse hoje é na interseção deste percurso pelas artes visuais e cênicas, com seu trabalho artístico-terapêutico. 

currículo resumido

Certified BodyTalk Paracticioner (CBP) pela IBA (International BodyTalk Association).
 

Terapeuta do Método GDS - Estudo das Cadeias Musculares e Articulares.
 

Pós formação GDS no Centro de Formação Philippe Campignon (Fr).

Palestrante/conferencista do X Encontro da APGDS-Brasil, sobre interação ente arte e ciência

Formada em Reeducação do Movimento pelo Método Ivaldo Bertazzo , e em Massagem Ayurvédica Abhyanga.

Formada em terapia Reiki (nível 3-A) pelo Mestre Carlos Humberto Soares Junior.

Preparadora corporal/ Instrutora de dramaturgia do elenco de “Malhação”, 

2016 (Rede Globo).

Professora convidada, do corpo docente

do Centro Universitário da Cidade – UniverCidade curso de Licenciatura em Dança nas disciplinas Dança Contemporânea 3 e Improvisação.

Instrutora de Mat Pilates desde 2002, com formação certificada pelo “Espaço Pilates”  

(direção de Cláudio Fernandez e Valeria Mauriz) e é formada em Pilates com aparelhos pelo UUATÁ Estúdio de Pilates (coordenação Joana Carvalho e Mariana Lacombe).

Graduada como Bacharel em Desenho Industrial (programação visual) pela Centro Universitário da Cidade 2002.

Preparação corporal do espetáculo

“Processo de Concerto do Desejo”

de Matheus Naschtergaele (2015/2016)

Prêmio CBTIJ (2015) pela preparação

corporal   do espetáculo infant juvenil

“A Menina Esqueleto”, que interpreta,

coreógrafa e faz a preparação corporal;

com direção de Mônica Alvarenga.

De 2004-2014 bailarina e pesquisadora        

de movimento da Staccato Dança Contemporânea , dirigida por Paulo Caldas. 

Co-direção (com Paula Águas) do espetáculo UMBIGAR, da bailarina e doutora em danças populares Juliana Manhães. 

Assistência de direção, programação visual, e coreografia (em parceria com a bailarina

Paula Águas), do espetáculo de dança infantil “Fábulas Dançadas de Leonardo da Vinci” (direção Luiz Igreja). 

Bailarina/interprete do mesmo trabalho nos projetos “Entrando na Dança”, “CBTIJ”, Circulação FADA 2012, entre outros.

Trabalhos solo, coreografia, e interpretação:

“Os Novíssimos” do XII Panorama Rio Arte de Dança, o trabalho “Ordem no Caos”;  

“Multiplicidades”, Oi Futuro trabalho “Snooze” (parceria com Dogma Grafics); 

Solos do SESC com direção de

Suely Machado: 

Festival de Intercâmbio de Linguagens - FIL

co-dirige, “Mata Atlântica”. 

1998, funda a companhia Tanzhaus na qual atua como bailarina, e junto à direção e produção de arte e executiva. O Circuito SESC, Circuito Carioca, abertura do Panorama de Dança, Movimentos de Dança na Caixa, Mostra de convidados do Festival de Joinville, temporada na Alemanha e na Polônia entre vários outros eventos, constam na trajetória  

da Tanzhaus. 

Bailarina da Cia. Vacilou Dançou– Carlota Portela: trabalhou com coreógrafos como Henrique Rodovalho, Tindaro Silvano,

Carlinhos de Jesus, Rodrigo Moreira,        

entre outros. 

Inicia seus estudos em dança no  balé clássico, com Tatiana Leskova, em 1982.

  • Instagram